Ilha do Campeche: guia sobre esse paraíso no Sul da Ilha

terrenos-para-venda-praia-dos-ingleses-fiori
Terrenos para venda na Praia dos Ingleses
05/11/2019
comprar-terreno-dicas-para-investir-fiori
5 dicas para quem quer comprar terreno para investir
10/02/2020

Um reduto de tranquilidade, um pedaço do paraíso ou o caribe brasileiro — essas são apenas algumas das definições da Ilha do Campeche, em Florianópolis. O local de areia branca, águas calmas e transparentes e mata preservada chama a atenção pelas belas paisagens e atrai turistas e moradores de todas as partes.

O acesso à ilha, que fica a cerca de 1,6 quilômetro da Praia do Campeche, é feito por barco. Além de contato com a natureza, o local também proporciona um mergulho na história com uma das mais importantes inscrições rupestres do litoral brasileiro. Saiba mais sobre esse local paradisíaco e como acessá-lo a partir do Sul da Ilha de Santa Catarina.

Como chegar à Ilha do Campeche

A Ilha do Campeche reúne todas as características para um dia perfeito de praia. O mar tranquilo e transparente da Praia da Enseada é ideal para quem quer curtir o dia com as crianças ou dar um mergulho com snorkel para ver de perto animais marinhos. A mata intocada é um recanto de preservação. Além de tudo isso, os visitantes ainda podem fazer trilhas.

O local conta com um restaurante. É importante levar protetor solar e repelente, além de roupas confortáveis para quem deseja optar pelas caminhadas. Para chegar a esse pedaço do paraíso, só tem um jeito: barco. Eles saem de três lugares diferentes da Ilha de Santa Catarina rumo à Ilha do Campeche.

Há a opção de botes infláveis que partem da Praia do Campeche, o ponto mais próximo, percorrendo o trajeto em torno de 15 minutos. Também há embarcações que fazem o caminho desde a Barra da Lagoa e demoram cerca de uma hora para chegar. A terceira opção são os barcos de pesca que saem da Praia da Armação, cujo trajeto leva em torno de 40 minutos.

Além da paisagem, um recanto de história na Ilha do Campeche

Mas não é apenas devido à água cristalina e à paisagem exuberante que milhares de turistas são atraídos todos os anos para a Ilha do Campeche. O local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional no ano 2000. A ilha, que pertence ao município de Florianópolis, abriga algumas das mais importantes inscrições rupestres do País.

Segundo o Iphan, o local possui a maior concentração de oficinas líticas e gravuras rupestres do litoral brasileiro. Entre os tesouros deixados pelos povos antigos, há desenhos que remetem a flechas e máscaras, símbolos geométricos, um monolito com nove metros de altura e um ponto magnético sinalizado com inscrição rupestre onde as bússolas têm comportamento alterado. Além disso, a Ilha do Campeche apresenta ruínas de uma armação de baleia que data de 1772.

Na Ilha do Campeche, algumas trilhas levam aos locais onde há inscrições rupestres feitas há mais de 5 mil anos. Quem desejar acessar esses locais com o acompanhamento de um guia deve pagar uma taxa pela caminhada.

Como você pôde perceber, a Ilha do Campeche reserva alguns mistérios e muita história em meio a uma natureza exuberante. Por isso, ir até lá significa optar por um passeio completo para toda a família e para todos os perfis, tanto aqueles que amam a natureza, praia e esportes ao ar livre quanto os que se interessam em saber mais sobre os povos antigos.

Atenção às restrições no acesso à Ilha do Campeche

Por ser um local tombado, há algumas restrições para acessar a Ilha do Campeche. Na Portaria 691 de 23/11/2009, o Iphan estabelece o limite máximo diário de desembarques de visitantes e ocupantes. Por dia, podem desembarcar 770 pessoas. Esse número só aumenta na alta temporada, quando chega a 800. O limite é definido com objetivo de prevenção de danos à Ilha.

Além disso, o horário de visitação é das 9h às 17h. São proibidas atividades como campismo, acender fogueiras, fazer churrasco, além de comércio sem autorização do Iphan. Dependendo da zona da ilha, também não é permitido mergulhar e pescar.

Um lugar para morar perto desse paraíso

Agora, já imaginou morar perto da Ilha do Campeche? Isso é possível se você optar por um bairro tranquilo, com praia limpa e muita natureza. O Campeche, que fica no Sul da Ilha de Santa Catarina, atende a esses pré-requisitos e oferece, ainda, infraestrutura completa e ótimas opções de terrenos à venda para construir a casa dos seus sonhos!

O Jardim Campeche, da Fiori Empreendimentos, é um exemplo diferenciado nesse sentido. Esse loteamento oferece uma estrutura completa, contato com a natureza e tranquilidade para os moradores. O Jardim Campeche possui uma área verde com mais de 23 mil metros quadrados, pista de caminhada sinalizada, espaços de estar, playground, academia e pet place.

Toda a estrutura oferecida no local garante lazer, convívio entre os vizinhos e melhoria da qualidade de vida. Além disso, o empreendimento conta com uma ciclofaixa com mais de um quilômetro que se estende por todo o perímetro da área de lazer do empreendimento.

Quer saber mais sobre o Jardim Campeche? Então confira aqui a página do empreendimento e peça o contato de um dos nossos consultores. Veja também outros conteúdos de interesse para quem deseja investir na construção de um imóvel próprio navegando pelo nosso blog. Até o próximo conteúdo!