Florianópolis é a capital de Santa Catarina, conhecida também como Ilha da Magia. Estima-se que Floripa tenha mais de 40 praias, embelezando a paisagem do Sul ao Norte da Ilha. Para ficar mais próximo a natureza, as trilhas são boas opções para aproveitar o melhor ao ar livre, desfrutando de lindas paisagens.
Conheça 5 trilhas para fazer em Florianópolis:
Trilha Praia dos Naufragados
A Praia dos Naufragados se localiza no extremo do Sul da Ilha seu acesso é somente via trilha. São mais de 2km de caminho, onde podemos avistar cachoeiras e ruínas de construções antigas, como um engenho de farinha. A praia é exuberante e é possível encontrar restaurantes com comida típica, além de uma das atrações mais famosas, que é o Farol dos Naufragados.
Morro do Lampião
Localizado no Campeche, a trilha é considerada moderada e ideal para fazer em família. A caminhada leva cerca de 20 a 30 minutos, em um caminho fácil e aberto. A vista é uma das mais lindas do Sul da Ilha, com um visual de 360º. Do alto da Pedra do Urubu, é possível avistar o Campeche, a Ilha do Campeche, Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, um pedaço do Pântano do Sul, Lagoa do Peri e outros locais da Ilha, além do Morro do Cambirela.
Piscinas naturais da Barra da Lagoa
Uma trilha leve e de fácil acesso, mas que garante um visual lindo. Para chegar até as piscinas naturais da Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, basta atravessar a ponte e passar um caminho entre as casas e algumas pousada. Além da beleza, as piscinas são um convite para os banhistas.
Costa da Lagoa
Acessada somente por barco, a Costa da Lagoa é um paraíso natural cercado de Mata Atlântica. Um dos destaques são as trilhas leves, chegando até uma cachoeira e passando por um patrimônio histórico preservado, com as casas do século 18. Para quem deseja passar um dia próximo à natureza, a Costa da Lagoa conta com diversos restaurantes que também são acessados pelos barcos.
Lagoinha do Leste
Uma das trilhas mais bonitas e famosas de Florianópolis, a Lagoinha do Leste se localiza no Sul da Ilha, com duas opções de trilha: saindo do Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro. Pelo Pântano do Sul, a trilha é mais amena (aproximadamente 1 hora), já pelo Matadeiro ela é mais longa, mas e é possível observar a paisagem na maior tempo do caminho. Ao chegar na praia, ainda é possível acessar outra trilha até a Pedra da Coroa, com uma vista linda da região.
Não esqueça de pesquisar grupos e pessoas que possam fazer as trilhas com você, além de utilizar roupas leves, levar água e filtro solar.
Aproveite Florianópolis junto à natureza!