5 tendências para ficar de olho se você for investir em um condomínio fechado

praia-do-santinho-condominio-jardim-santinho-fiori
Jardim Santinho: conheça o condomínio alto padrão próximo da Praia do Santinho
11/09/2018
imoveis-a-venda-melhores-imoveis-florianopolis-fiori
Como encontrar os melhores imóveis à venda em Florianópolis
23/10/2018

Viver bem é uma sensação e um “estado de espírito” que depende de diversas variáveis. Segurança, liberdade para construir a casa dos seus sonhos, infraestrutura de bairro adequada, acesso a serviços públicos e locais de interesse, contato com a natureza, tranquilidade, entre tantos outros fatores.

A busca por esse espaço em cidades em expansão como Florianópolis está fazendo com que cada vez mais pessoas procurem a opção de investir em um condomínio fechado. Viver em uma casa perto da praia ou em área próxima à mata pode ser uma mudança reconfortante para a família. Isso é possível em Florianópolis quando você escolhe uma boa opção de condomínio fechado. Confira, a seguir, um pouco mais sobre esta tendência do mercado imobiliário.

Fatores que estão estimulando as pessoas a procurarem um condomínio fechado

A liberdade de escolher o tamanho e as divisões da casa própria é um dos principais fatores que estão estimulando as pessoas a investirem em um condomínio fechado.

Um levantamento feito pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e veiculado em setembro de 2017 pela Folha de São Paulo, com dados do Censo 2010, demonstrou como os apartamentos em São Paulo estão diminuindo de tamanho. De acordo com esse levantamento, a área privativa do apartamento padrão na capital paulista reduziu de 100 metros quadrados em 1970 para 60 metros quadrados em 2010.

Essas reduções na área privativa dos apartamentos podem ser verificadas em diversas capitais do País, inclusive em Florianópolis, bastando observar algumas ofertas de novos apartamentos.

O que se vê nos prédios é a redução de varandas e de áreas que costumavam ser o coração do imóvel, como a cozinha. Essa diminuição dos apartamentos está motivando cada vez mais pessoas a buscarem por espaço, personalização e a qualidade de vida que apenas uma casa em um condomínio fechado pode oferecer.

Antes de você escolher o espaço em que irá erguer a casa dos seus sonhos, no entanto, é prudente refletir sobre alguns pontos e sobre as tendências do mercado. A estrutura de um empreendimento envolve detalhes que precisam ser conhecidos por você antes da sua aquisição e de iniciar uma obra.

Confira, a seguir, 5 tendências do mercado para você observar antes de investir em um condomínio fechado e avalie o que faz mais sentido para você:

1. Investimento em segurança

Um condomínio fechado fora da área central da cidade tende a contar com uma infraestrutura de segurança mais robusta e planejada. Entre as tendências nessa área, podemos citar a implantação de sistemas de câmeras de vigilância por parte do condomínio, portarias com automatização e softwares para monitoramento das câmeras.

Também é possível encontrar com frequência, em áreas residenciais menos verticalizadas, rondas noturnas, segurança 24h, zeladoria circulando pelo condomínio e até mesmo grupos de moradores que notificam situações de risco utilizando aplicativos como o WhatsApp.

2. Estruturas compartilhadas

Outra tendência do setor imobiliário que se aplica ao condomínio fechado é o investimento em equipamentos de uso compartilhado. Esses equipamentos enriquecem as opções de lazer e atividades do condomínio.

Uma das vantagens de um condomínio fechado horizontal, que comporta casas ao invés de prédios, é que ele disponibiliza mais espaço para áreas verdes, piscinas adulto e infantil, acessos para caminhadas na praia, salões de festas, áreas de lazer e quadras de esporte. Toda essa infraestrutura, difícil de manter em uma única residência, em um condomínio fechado está disponível através do uso compartilhado.

3. Adoção de novas tecnologias

Um condomínio fechado de alto padrão requer uma infraestrutura moderna, com soluções e tecnologias que favoreçam as áreas urbanizadas, a convivência e a integração com o meio ambiente.

Um exemplo disso é a opção pelo cabeamento elétrico e de telefonia alocado no subterrâneo. Essa solução ajuda na conservação da estrutura do condomínio, resolve o problema estético de fiações aparentes e contribui com a integração do condomínio ao meio ambiente, utilizando postes elegantes de iluminação.

Com essa tecnologia, problemas com tempestades e queda de vegetação sobre fios aéreos são eliminados, o que traz mais segurança de abastecimento para os moradores. A Fiori Empreendimentos, incorporadora sediada em Florianópolis e com grande experiência nessa área, utiliza essa e outras soluções que fazem uso de novas tecnologias. Com a adoção da fiação subterrânea em seus empreendimentos no Ingleses e no Santinho, a Fiori valoriza a paisagem em cada um de seus condomínios fechados.

4. Padrão para as residências

É comum que o condomínio fechado faça algumas exigências de padronização das residências que são construídas no empreendimento. Os padrões são estabelecidos de acordo com normas de segurança para os projetos e para as construções.

Esses padrões são positivos para o investidor porque eles acabam definindo como será formada a sua vizinhança. Geralmente são determinados, nessas padronizações, o tamanho mínimo de uma residência, o número máximo de pavimentos que ela poderá ter, a existência de muros ou cercamento. Uma das vantagens desta padronização em um condomínio fechado é que ela contribui para um melhor conjunto arquitetônico, valorizando ainda mais os imóveis que fazem parte do condomínio.

5. Preocupação com sustentabilidade ambiental

Questões ambientais ligadas à preservação de espécies e ao combate à poluição estão muito presentes na rotina de um condomínio fechado. Uma medida de impacto e que se revela muito eficiente nesse sentido, notadamente em regiões de praias, é o investimento dos empreendimentos em estações de tratamento de efluentes próprias (ETEs).

Essas estruturas permitem que resíduos de esgoto oriundos do condomínio fechado somente sejam descartados quando tiverem sido transformados novamente em água tratada e que não terá impacto negativo no meio ambiente. Essa é outra medida adotada com frequência pela Fiori Empreendimentos como parte do compromisso da empresa com a preservação ambiental e com a qualidade de vida dos moradores dos seus empreendimentos.

O compromisso com a manutenção de espécies da flora nativa e seu uso nos projetos paisagísticos também envolve a sustentabilidade ambiental defendida pela Fiori. Nos projetos da empresa, por exemplo, é comum a inserção de árvores frutíferas – espécies que atraem aves e animais silvestres.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as tendências do mercado imobiliário, sugerimos para você a leitura de um texto em que tratamos sobre pontos que você deve considerar ao comprar um imóvel. Ficou interessado? Então conheça outras vantagens de investir em um condomínio horizontal em Florianópolis. Aproveite também para conhecer os nossos empreendimentos e para entrar em contato conosco e fazer um ótimo negócio!