Escolher viver em condomínios horizontais ou em loteamentos com um bom planejamento urbano traz diversos benefícios para toda a família. Um desses benefícios, com certeza, está relacionado à convivência que poderá ser desenvolvida com os vizinhos. Com áreas de lazer e convivência compartilhadas, cultivar a boa vizinhança é uma atitude simples. Essa experiência pode ser feita diariamente com pequenos hábitos que favorecem o bem-estar e que podem garantir a qualidade de vida para todos os moradores.
Para que o ambiente seja harmonioso, cabe a cada um fazer a sua parte. Respeitar os limites, principalmente em relação ao espaço do outro, garante a tranquilidade na rotina do condomínio ou loteamento e permite que boas relações sejam criadas e nutridas. Quer conferir algumas dicas para viver em harmonia e com qualidade de vida nestes empreendimentos? Então continue a leitura!
É fácil perceber que os ambientes mais agradáveis e amigáveis para se conviver são aqueles onde há ajuda e respeito mútuos. Por isso, aquele bom e velho ditado se aplica aqui também: “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem a você”.
Veja, a seguir, 5 dicas que irão ajudá-lo a colocar em prática a cultura da boa vizinhança e a favorecer a criação de um ambiente mais harmonioso e com qualidade de vida para todos:
Uma coisa é certa: as regras dos empreendimentos planejados estão lá para facilitar a rotina de todos e, portanto, devem ser seguidas. Esse é o primeiro e principal passo para que você consiga cultivar uma boa vizinhança.
Do contrário, já imaginou se cada um precisasse sempre abrir uma exceção ao cumprir alguma regra? O resultado seria um ambiente em constante conflito ou, pelo menos, com bastante insegurança sobre o que é ou não é permitido fazer ou realizar.
Normalmente as regras claras dos condomínios, previstas em convenções e regimentos, englobam atitudes diárias dos moradores, como limite de barulho e uso das áreas comuns. No caso dos loteamentos, essas questões dependem mais de cada um individualmente. Independente de regras estabelecidas ou não, é sempre bom se valer do bom senso quando o assunto é barulho – lembrando que a lei do silêncio, prevista na legislação brasileira, contempla o horário das 22h às 8h.
Uma das grandes vantagens de viver em um empreendimento planejado é a variedade de lazer que temos “dentro de casa” ou perto dela, vamos combinar! São muitas as opções acessíveis a partir de alguns minutos de caminhada ou de pedalada.
Piscina, sauna, quadra de esportes, academia e espaço kids, por exemplo, fazem dos condomínios e dos loteamentos residenciais ambientes completos que facilitam a rotina e dão mais comodidade para os moradores e seus vizinhos.
Justamente por facilitarem a vida de todos os moradores, as regras de convivência desses espaços de uso compartilhado devem ser respeitadas para que todos possam usufruir de seus benefícios de maneira igualitária e tranquila.
Dê atenção também às regras de preservação dos ambientes e lembre-se que tudo nessas dependências é de usufruto coletivo. Ou seja, em caso de prejuízo, quem acaba pagando a conta é a comunidade inteira! Por isso, tenha cuidado com o uso dessas áreas comuns para que você consiga contribuir para uma boa vizinhança.
O princípio dessa dica é aquele bom e velho lema: “gentileza gera gentileza”. Citamos isso porque de nada adianta seguir todas as regras se você não cumprimenta seu vizinho, não é mesmo? Para que uma boa vizinhança seja conquistada, não basta seguir as regras – é preciso também ter atenção e cuidado com os demais.
É sempre bom praticar pequenas gentilezas e atitudes educadas para tornar o convívio muito mais fácil e agradável. Entre as dicas que cabem dentro deste tópico, podemos citar a recepção de um novo vizinho e a indicação de fornecedores de confiança para a construção ou reforma do imóvel ao lado.
Dentro das suas possibilidades, procure sorrir para os demais moradores, troque pequenos favores, socialize, siga as regras e sempre se coloque no lugar do outro.
A facilidade nas interações entre os moradores, inclusive nas chamadas para participação nas assembleias de moradores, é uma grande vantagem de viver nesses empreendimentos. A qualidade de vida e o bem-estar dos moradores estão, muitas vezes, diretamente ligados às relações amigáveis e harmoniosas estabelecidas no ambiente em que todos vivem (e convivem).
Para fazer parte do dia a dia destes locais e conhecer seus vizinhos, é importante participar de ações conjuntas, como reuniões e confraternizações. Essas são oportunidades para apresentar seus pontos de vista sobre o coletivo, compartilhar experiências e estreitar os laços de amizade em prol de uma boa vizinhança.
Um dos motivos que levam muitas famílias a escolherem condomínios horizontais e loteamentos para viver é a possibilidade de deixar seus filhos brincarem livremente na rua. Por isso, os motoristas que vivem nesses locais devem ter atenção redobrada ao trafegar nas ruas planejadas de cada empreendimento.
Tenha cuidado ao manobrar o carro, não buzine à noite e respeite a velocidade estabelecida dentro do empreendimento. Evite acidentes assumindo pequenas atitudes que tenham como base a prudência e o cuidado com o próximo.
Viu só? A boa vizinhança e o convívio harmonioso entre todos os moradores podem ser mantidos através de dicas fáceis e práticas. Para isso, basta contar com a colaboração de todos! Você conferiu 5 dicas simples, mas que podem ser muito efetivas no seu dia a dia. Lembre-se: use o bom senso e a empatia que tudo dará certo!
Se você gostou deste texto, acompanhe outros conteúdos relevantes para quem deseja morar ou investir em condomínios horizontais e loteamentos acessando o nosso blog.