Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), construção sustentável é um conceito que denomina um conjunto de medidas adotadas durante todas as etapas da obra que visam à sustentabilidade da edificação. Portanto, todas as etapas de um projeto, incluindo o período de obras, ajudarão a definir se ele pode ser considerado um dos bons exemplos de construções sustentáveis.
Para quem se interessa em investir em imóveis visando retorno do seu investimento, vale dizer que projetos de construções sustentáveis possuem um acréscimo de 1% a 7% no seu custo de implantação, enquanto a sua valorização gira em torno de 10%, segundo dados do Sebrae. Além disso, os projetos de construções sustentáveis significam uma importante economia de energia ao utilizar pé direito mais alto e esquadrias maiores, sem contar a economia trazida por captação com painéis fotovoltaicos. A conta de água também é reduzida com o reúso da água da chuva. Se você está interessado em investir em projetos com essas características, confira algumas das boas práticas que fazem parte dos projetos de construções sustentáveis e as principais vantagens destes projetos.
A seleção dos materiais é um dos requisitos mais importantes para a definição das construções sustentáveis. Essa escolha deve levar em consideração aspectos como o uso de materiais reutilizados e reutilizáveis que estejam disponíveis na região e, de preferência, de fontes renováveis.
Além disso, os materiais escolhidos devem ser aqueles que ofereçam o menor impacto possível ao meio ambiente, como placas e telhas alternativas e tijolos sustentáveis, por exemplo.
Existe uma série de considerações sobre a qualidade dos materiais voltados para as construções sustentáveis, as quais podem ser verificadas no site do MMA.
Os projetos das construções sustentáveis devem prezar, sempre, pelo conforto dos habitantes e dos usuários do empreendimento. Para garantir esses aspectos, existem diversas considerações que devem ser feitas. Veja o que deve ser levado em conta para definir um projeto de construção sustentável:
Outras condições importantes a serem verificadas são aquelas que dizem respeito ao clima da região em que o projeto estará localizado. Para isso, será necessário considerar as características de todas as estações do ano. Por exemplo: para os períodos mais quentes, devem existir alternativas que protejam a edificação do sol, como a utilização de espaços maiores de sombreamento.
Atualmente, existem duas certificações relacionadas a edificações sustentáveis com maior expressão no mercado. São elas:
Essas duas certificações consideram os principais aspectos de sustentabilidade, entre eles a escolha do terreno, que deve priorizar a preservação de áreas naturais, e a localização, que deve possuir proximidade de serviços básicos.
Existem diversos benefícios propiciados pelos projetos de construções sustentáveis. Confira os principais:
Para um maior conforto térmico – um dos fatores citados anteriormente –, o projeto abaixo apresenta sistema de fachadas ventiladas e cobertura verde.
O maior objetivo, em qualquer projeto de construção sustentável, é que seus moradores e/ou usuários tenham conforto e qualidade de vida. Optar pelo terreno ideal para concretizar esse sonho fará toda a diferença para você conseguir investir em uma residência com essas características.
Portanto, optar por empreendimentos que possuam terrenos com uma excelente estrutura pode ser o primeiro passo para que você consiga aderir aos projetos das construções sustentáveis.
Conheça os empreendimentos da Fiori e escolha o espaço ideal para realizar a sua construção sustentável. Ficou interessado em saber mais sobre as tendências do mercado imobiliário e os caminhos para encontrar os melhores terrenos à venda em Florianópolis? Então confira outros conteúdos do nosso blog.