A Praia dos Ingleses, localizada no Norte da Ilha de Florianópolis, é conhecida por sua extensa faixa de areia e pela temperatura da água agradável. A praia conta com quase 5 km de extensão, mar aberto e águas azuis. Durante todo o ano, a região é uma das mais procuradas por turistas que viajam a Florianópolis para passar as férias. Essa procura é maior no verão, quando um bom banho de mar costuma ser a maior atração da cidade.
Uma característica da Praia dos Ingleses é que ela integra o bairro de mesmo nome que, independentemente da visita dos turistas, apresenta um grande número de moradores. De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, o distrito dos Ingleses é o terceiro mais populoso de Florianópolis, com cerca de 30 mil habitantes. Essa população favorece o crescimento da região. Assim, a Praia dos Ingleses é ideal para quem busca águas tranquilas e, ao mesmo tempo, um certo “agito” com os bares e comércios da região. Confira, neste post, um pouco sobre a história e os principais atrativos da Praia dos Ingleses.
Embora existam diferentes versões sobre a história da Praia dos Ingleses, acredita-se que esse nome surgiu por conta do naufrágio de uma embarcação inglesa. Esse evento teria ocorrido na região entre os anos de 1683 e 1737, datas que foram estabelecidas com base em objetos encontrados nos arredores da praia.
Transformada em ponto de mergulho, a antiga caravela inglesa encontra-se a cerca de 50 metros da praia e foi descoberta em 1989.
O capítulo de livro “Praia dos Ingleses 1: Arqueologia subaquática na Ilha de Santa Catarina, Brasil (Parte 2)”, escrito pelos pesquisadores Francisco Silva Noelli, Patrícia Cardoso Monteiro e Alexandre Viana, esclarece o mistério envolvendo o barco naufragado na Praia dos Ingleses. De acordo com os pesquisadores, diversas fontes apontam para “um barco capturado pelos espanhóis, navegando solitário e com apenas oito ou sete ingleses, desgarrado do grupo de Edward Davis em 1686 e que pretendia retornar ao Oceano Atlântico”.
O ponto de partida dos pesquisadores foi o livro “Nobiliarquia Paulistana”, de Pedro Taques, que citava o pirata Thomas Frins, preso na ilha de Santa Catarina no final de 1687. Segundo essa obra, Thomas Frins era um pirata inglês que, junto com o seu grupo, saquearam as terras da coroa espanhola no Panamá, em Callao, na “barra da Ponta” e no Porto de Santos.
Antes de parar naquela que seria chamada de Praia dos Ingleses, o barco de Frins se separou da frota nas imediações de Callao. Depois de procurar o restante da frota, Frins e seu grupo guerrearam no Porto de Santos. Eles ficaram “destruídos” após a batalha, sobrevivendo apenas Frins e mais sete homens. Segundo o resgate feito pelos pesquisadores, “necessitando de água e reparos”, eles chegaram até a ilha de Santa Catarina. Nesse momento, em 1687, eles foram aprisionados por Francisco Dias Velho, que “inventariou e confiscou a carga” que os piratas traziam, além de prender a tripulação do navio. E essa é a história da embarcação e dos tripulantes que ajudaram a dar o nome para a Praia dos Ingleses.
Leia também: Quer investir em Florianópolis? Conheça a história da Praia do Santinho
Na região central da Praia dos Ingleses, ou Zinga, como é carinhosamente chamada pelos moradores, o comércio é um dos pontos fortes do bairro. Essa região conta com diversos bares, restaurantes e comércios diversificados.
Para quem gosta de atividades ao ar livre, a Praia dos Ingleses oferece condições ideais para a prática de esportes como o surf, frescobol e sandboard. A região conta ainda com diversas opções de trilhas, entre elas a Caminho do Engenho, que apresenta um belo visual da Praia dos Ingleses e das ilhas próximas. Existem outras diversas trilhas que ligam a Praia dos Ingleses a outras praias próximas.
A Praia dos Ingleses oferece acesso facilitado à região central da ilha, além de ser próxima a várias outras praias do norte, como Praia Brava, Santinho, Jurerê e Canasvieiras.
Geograficamente, a Praia dos Ingleses é aberta e voltada para o oceano à nordeste. À norte, a Ponta da Feiticeira separa os Ingleses da Praia Brava. É possível chegar de uma praia à outra através da Trilha da Feiticeira. Ao sul, o Morro dos Ingleses faz divisa com a Praia do Santinho.
Outro atrativo dos Ingleses, para quem deseja investir em um imóvel na região, é a estrutura das ruas do bairro. Grande parte está asfaltada e/ou calçada, sendo um dos fatores que têm tornado a região cada vez mais interessante para investimentos imobiliários.
Você pretende investir na Praia dos Ingleses ou na região norte da ilha? Então conheça as características e diferenciais do empreendimento Jardim Ingleses, da Fiori. E se você deseja acessar outros conteúdos sobre o mercado imobiliário em Florianópolis e inspirar-se em projetos que poderão ajudá-lo a construir a sua próxima residência, confira outros posts do nosso blog.