Comprar imóvel na planta é, sem dúvidas, um negócio vantajoso para o comprador, especialmente quando se pode esperar a finalização da obra. Além de ser uma ótima opção de investimento em médio e longo prazo, a economia ao comprar imóvel na planta é considerável demais para ser ignorada por quem está buscando um novo lugar para morar.
De acordo com especialistas em mercado imobiliário consultados para uma reportagem da revista Exame, comprar um imóvel ainda em construção pode significar uma economia de 20% a 30% no valor do mesmo empreendimento finalizado. Em certos casos, a valorização do imóvel no momento da entrega das chaves chega a 50%. E é claro que essa porcentagem pode sempre aumentar mesmo após a entrega, especialmente quando o loteamento está localizado em uma região que tende a desenvolver-se urbanisticamente e receber investimentos públicos ou privados.
Depois de períodos de recessão em 2016 e 2017, o mercado imobiliário brasileiro cresceu no primeiro trimestre de 2018, já acompanhando a alta demonstrada nos últimos meses do ano passado.
De acordo com estudo da Fipe, baseado em dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os números de unidades residenciais lançadas registraram alta de 22,2% entre os meses de janeiro de 2017 e janeiro de 2018. No mesmo período, as vendas também tiveram crescimento de 12%. Essas porcentagens significam o lançamento de 82,9 mil unidades residenciais e de 105,2 mil vendas de novos imóveis.
Outros indicadores econômicos também apontam para este como um bom momento para comprar imóvel na planta ou para investir em um empreendimento como um loteamento ou condomínio fechado. A taxa Selic, por exemplo, que já foi de 14,25% em 2015, está em queda desde 2016. Foram 12 cortes consecutivos até chegarmos aos 6,5% do primeiro trimestre de 2018 – menor índice desde 1998.
Isso significa, na prática, que se você precisar de financiamento para a compra do seu novo imóvel, você vai pagar juros menores nessa contratação de crédito – seja com um banco, seja em um financiamento feito diretamente com a incorporadora (modalidade esta, aliás, que costuma ser mais vantajosa).
Estas diminuições tornam os investimentos, como a compra de um imóvel na planta ou a compra de um terreno em um condomínio fechado, mais acessíveis.
Dois fatores, essencialmente, devem ser ponderados na hora de fazer o planejamento para comprar imóvel na planta: a qualidade de vida e a segurança. E não só no que diz respeito à escolha do imóvel que mais tarde será a sua casa. Deve-se considerar também o período entre o fechamento do contrato e a entrega do empreendimento.
Em relação à qualidade de vida, importante analisar a localização do empreendimento e o que ele oferece como infraestrutura básica. Você também deve avaliar o crescimento do bairro e da região, verificar as opções de lazer e de compras e os novos investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos pela administração pública no local.
Importante observar também se o empreendimento que você está avaliando tem escritura pública ou está legalizado na prefeitura. Confira também as vantagens que são oferecidas pela incorporadora para quem busca financiamento direto com a empresa. Esses são alguns pontos importantes que você deve avaliar para encontrar o melhor retorno para o seu investimento ao mesmo tempo em que você conquista a qualidade de vida e a segurança desejada na nova casa própria.
Com estes cuidados e investindo em uma incorporadora que trabalhe com empreendimentos diferenciados, você com certeza garantirá segurança e qualidade de vida, tanto durante a espera quanto no momento da realização do sonho de morar em um imóvel planejado e conquistado por você.