O que mais chama a atenção é, sem dúvida, sua alta temporada de verão, que chega a atrair milhões de turistas ao longo dos meses de dezembro até março, os mais comuns para se passar as férias.
Sendo uma cidade cheia de qualidades e potencial, a capital catarinense também vem atraindo, de forma consistente, a atenção de pessoas interessadas em investir em imóveis.
E estamos falando de pessoas dos mais variados perfis e classes: desde aquelas que buscam concretizar o sonho da casa própria, até aquelas que buscam expandir seu patrimônio com segurança e obter retorno num bom espaço de tempo.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 dos principais motivos que tornam uma boa ideia investir em empreendimentos imobiliários em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e que certamente farão todo sentido para você, que possui esses planos em mente.
6 grandes motivos para investir em imóveis em Floripa
1) Retomada do crescimento do setor imobiliário a nível nacional
Os últimos anos no Brasil têm sido marcados por momentos de instabilidade política e econômica. Esse quadro, felizmente, tem se alterado, e especialistas já têm esboçado boas perspectivas para 2018 e os anos seguintes.
Na medida em que o país se estabiliza e retoma seu crescimento, o consumidor também se sente mais seguro para voltar a investir e comprar. Progressivamente, o dinheiro que era economizado e/ou destinado a investimentos mais conservadores, como a poupança, volta a ter circulação e a ser aplicado em fins mais arrojados, como investimento em empreendimentos imobiliários.
Como afirma Gilberto Abreu, diretor executivo de negócios imobiliários e investimento do Banco Santander, “o pior momento da crise no setor já passou”.
2) Alta procura por imóveis em todas as épocas do ano
Por mais que as praias estejam fortemente atreladas à identidade de Floripa, isso não significa que todos os seus imóveis sejam de veraneio.
Existe uma boa parcela de imóveis que pode servir a esse propósito. Inclusive, é comum encontrar pessoas que residam em praias (como no Sul ou Norte da ilha) durante o ano inteiro.
De Norte a Sul, Floripa é procurada por todo tipo de público e em todas as estações do ano, abrindo muitas possibilidades para que você alugue seu imóvel mesmo estando na baixa temporada.
3) Polo tecnológico com alta visibilidade e procura
Especialmente para quem reside no Sul do Brasil, trabalha com tecnologia e já fez pesquisas sobre quais seriam as melhores cidades para se trabalhar na área, as chances de já ter cruzado com Florianópolis em listas desse tipo é grande.
Isso porque Floripa vem se desenvolvendo cada vez mais e firmando-se como polo tecnológico no cenário nacional. Além de já abrigar múltiplas empresas fortemente ativas e envolvidas com o setor, a capital também atrai muitos profissionais e investidores interessados em fazer parte desse crescimento.
Para quem está pensando em investir em imóveis, isso pode significar várias coisas, como: valorização mais consistente, melhores chances de lucro em casos de revenda, além de uma significativa procura também por parte do público de outras cidades que deseja residir em Florianópolis com o objetivo de trabalhar – fenômeno que, inclusive, é o principal vetor de desenvolvimento econômico da cidade na atualidade.
4) Grande procura por universitários
Outro motivo que faz Florianópolis ser uma cidade cujo mercado imobiliário é bastante aquecido é o fato de ser também uma cidade universitária.
Por abrigar as principais unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), além de unidades de outras universidades e faculdades, como UNIVALI, Estácio de Sá, Senac e CESUSC, existe um grande volume de pessoas de fora que buscam moradia na cidade durante o ano inteiro para estudar e trabalhar.
5) Alta no preço de compra de imóveis residenciais em 2017
Se você estiver buscando um indicativo mais recente e pontual do quão interessante pode ser investir num empreendimento imobiliário em Florianópolis, pode conferir os resultados de um levantamento recente realizado pelo índice FipeZap.
Contrapondo a tendência nacional de queda, Florianópolis foi uma das cidades cuja média do preço de compra de imóveis residenciais aumentou 4,34% acima da inflação.
Isso significa que, apesar do mercado imobiliário ter esfriado em nível nacional, Florianópolis se manteve estável em sua valorização e procura, tornando ainda mais explícito que investir em imóveis em Floripa é mais seguro do que se feito em outra cidade.
6) Renda favorável, desenvolvimento e qualidade de vida
No mundo dos investimentos existe uma corrente de pensamento que se deve investir naquilo que possui valor, não simplesmente preço. Seguindo essa lógica, Floripa se coloca muito bem na lista de lugares que mantém a valorização de seus imóveis.
A combinação de elementos como: o bom poder aquisitivo (renda média) da sua população, o franco desenvolvimento da sua economia e qualidade de vida acima da média nacional, tornam Florianópolis uma cidade cuja tendência imobiliária é de valorização certa para o futuro, sendo uma excelente opção para quem busca expandir o patrimônio familiar, obter renda na forma de aluguéis ou mesmo com a simples revenda.